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Mas o que é Blackfriday?!
Alta performance, Marketing, Vendas

Mas o que é Blackfriday?!

Renan Scotti, 30 de outubro de 2018

O fim de ano se aproxima e com ele, as festividades de Natal, se tem algo que deixa as pessoas mais felizes que as promoções de final de ano é a Blackfriday, mas o que é blackfriday?!

Não se sabe corretamente a origem do termo blackfriday, muitos dizem que está ligada há dias ruins na Bolsa de Nova York, para outros o termo teve origem no estado americano da Filadélfia e foi utilizado por policiais para denotar o caos no trânsito, após o feriado de Ação de Graças.

Blackfriday em inglês quer dizer “sexta-feira negra” e é uma data muito esperada por consumidores e lojistas americanos, ela ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, após o feriado americano de Ação de Graças, e inicia as compras natalinas.

A blackfriday americana já virou uma tradição para o comércio e está ligado ao dia de muitas vendas e claro muitas compras, com descontos substanciais nos produtos, as pessoas aguardam ansiosamente pela data e as lojas se preparam para vendas em massa, com descontos significativos que vão até 80% sobre o valor final do produto. A blackfriday movimenta e esquenta as compras de fim de ano, sabe-se que, o movimento blackfriday começou na década de 1990, e é o dia mais esperado de compras no ano. O comércio chega a se preparar com três meses de antecedência para o dia de compras com o maior de desconto – para os americanos a blackfriday só encerra, após os estoques estarem literalmente vazios.

Nesse clima efervescente, a blackfriday se expandiu e ganhou o mundo! Países de todo o mundo aderiram o movimento de consumo da blackfriday e, também, garantem um dia de abundantes descontos, o Brasil aderiu à data e como os americanos, ela ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, ganhando o mercado brasileiro no início dos anos 2000 a blackfriday.

No entanto, a primeira blackfriday, adotada por grandes magazine’s brasileiras (cerca de 50 lojas do varejo nacional aderiram o movimento) aconteceu no ano de 2010 e foi totalmente online – algo inédito até então, mas foi em 2013 que a sexta-feira negra bateu recordes de vendas, faturando as cifras obscenas de 770 milhões no comércio online. No ano de 2016, a blackfriday cresceu 18% superando a expectativa tímida dos lojistas que aguardavam um aumento de 10% nas vendas, chegando ao faturamento de 2,1 bilhões, conforme dados do E-bit. (Nada mal, não é mesmo?!)

 

Ilustração de chat

 

A expectativa da blackfriday do ano de 2018 é maior! Os lojistas aguardam um aumento no faturamento de 15% em relação à média de vendas dos anos anteriores e, para atrair os consumidores os empresários já estão investindo em aplicativos, propagandas especializadas, com direcionamento de público-alvo, quase 30% dos pedidos já estão sendo realizados por meio de dispositivos móveis e chamadas especiais para a geração de Millenials – geração de jovens entre (18-35 anos) responsável pelas maiores compras na blackfriday, estima-se que 62% das compras realizadas no movimento blackfriday sejam feitas pelos Millenials, (segundo dados levantados pelo portal varejo – SP) que compram de tudo um pouco – contudo, as categorias mais movimentadas são: Eletrônicos (33,3%), vestuário (12,3%) e supermercado (9,9%).

A data está amadurecendo no país e ganha mais adeptos a cada ano, o aumento próspero do movimento blackfriday dos anos anteriores, demostra que e-commerce, é a convidado de honra da blackfriday do ano de 2018 – Segundo dados da Nubank, o valor médio de transações de aquisições online subiu 92,6% se comparado a 2016. E, a quantidade de vendas pela Internet ultrapassou as lojas de rua pela primeira vez em três anos do Nubank no mercado brasileiro, ficando com 50,3% do total.

Agora, pergunto: sua empresa está preparada para a Blackfriday de 2018?!

 

Quer dicas para implementar no seu negócio, veja esse dicas, corre que ainda tem tempo!

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Fontes:

Nubank

Portal Varejo – SP

BBC – Brasil

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