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Tudo o que você precisa saber antes de ter um e-commerce!
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Tudo o que você precisa saber antes de ter um e-commerce!

Renan Scotti, 21 de fevereiro de 2020

O que é um e-commerce?

Um e-commerce é uma loja virtual, assim como loja física, tem por objetivo final a venda. Cada uma com as suas particularidades ou potencialização, caso a empresa tenha ambas.

Os 4 Ps do marketing, podem ser um guia básico decisório, antes de você criar um e-commerce.

 – Produto: o que a empresa venderá.
Qual a demanda desses produtos, diferenciais, concorrentes.

– Preço: quanto será cobrado do cliente.
Quanto seu cliente está disposto a pagar, preço de mercado.

– Praça: onde você oferecerá os seus produtos.
A loja virtual necessitará de tráfego (pessoas navegando no site).

– Promoção: como vai promover esses produtos.
Aqui entra o marketing digital.

Com essa ferramenta você terá uma visão geral do negócio e seus pontos críticos.Ela foi desenvolvida a mais de 50 anos atrás e ainda não caiu em desuso, pensando na área do marketing, onde quase tudo é passageiro, ela tem sim sua credibilidade e está longe de ser simples.

O ideal é buscar o equilíbrio entre cada pilar.

Como posso fazer um e-commerce?

Plataformas prontas

Você pode optar por plataformas existentes, onde você insere sua marca e produtos, pagando uma taxa a cada venda e dependendo o caso uma mensalidade.

Desenvolvendo um exclusivo

Contratando uma empresa para projetar seu e-commerce, você terá uma loja exclusiva para o seu tipo de produto, trabalhando a usabilidade e necessidades específicas da sua empresa.

Conclusão:

Desenvolver pode ter um custo mais elevado a curto prazo, porém você aumenta o seu lucro nas vendas, já que não possuem as taxas da plataforma. Se você está começando com um orçamento baixo ou validando seus produtos,  você pode optar por uma plataforma.

Sendo assim, o ideal é calcular e analisar cada uma das opções.

Meios de Pagamentos

Tem funcionalidades que ficam invisíveis para os consumidores finais, mas são cruciais para ter um e-commerce bem-sucedido.

Para que uma venda online aconteça através de transações eletrônicas, é necessário ter um gateway de pagamento, que é um serviço contratado com uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
Geralmente o serviço é cobrado uma porcentagem a cada venda, assim como em lojas físicas quando os pagamentos são feitos via cartões de crédito e débito.

É necessário escolher uma empresa séria, que faça as transações de forma ágil, ofereça diversas formas de pagamentos para o cliente final, tenha abertura para negociar as porcentagens das taxas, por fim, os prazos para recebimento e os valores cobrados por antecipações se necessitar de capital de giro.

Tráfego

Em geral, para as lojas físicas priorizamos pontos com bastante circulação de pessoas, assim fica mais fácil a exposição dos produtos e atração de clientes para a compra.

Nos e-commerces precisamos de pessoas navegando em nosso site para gerar as vendas, por isso, é necessário investir em mídias como Facebook, Instagram, Google e consequentemente aumentar o trafego.

Não é tão difícil quanto parece, nossa dica é:

Nesse mar chama chamado internet, precisamos ser conhecidos e vistos para fisgar os peixes que queremos em nossas lojas virtuais.

Com um planejamento estratégico e as ferramentas do marketing é possível atrair pessoas interessadas em nossos produtos.

Crie um planejamento e siga por etapas. Caso tenha dúvidas nos chame ou venha tomar um cafezinho conosco!

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